Alimentação saudável: descubra os benefícios da mostarda

Você sabe quais são os benefícios da mostarda para a saúde? Confira mais detalhes neste artigo

A mostarda faz parte de inúmeras receitas e é muito saborosa, mas, nem todas as pessoas sabem ao certo quais são os benefícios da mostarda para a saúde. De fato, esse é um alimento rico em vitaminas, minerais e substâncias importantes para o bom funcionamento do organismo.

Vale ressaltar que a mostarda também é versátil, pois é possível utilizar tanto suas folhas quanto as sementes. Aliás, a parte mais usada é justamente as sementes, que servem como base para a preparação do condimento bastante popular em lanches — como é o caso da Mostarda Fugini.

Para conhecer os benefícios da mostarda, continue com a leitura e descubra ainda algumas receitas deliciosas feitas com ela!

Confira os 5 principais benefícios da mostarda

Devido à alta concentração de nutrientes, a mostarda faz muito bem ao organismo. Por tal motivo, as propriedades benéficas estão presentes nas folhas, sementes e também, nos condimentos feitos a partir dela.

A seguir, veja a seleção de benefícios da mostarda e entenda as razões para inseri-la na alimentação.

1. É muito nutritiva

Sem dúvidas, um dos grandes benefícios da mostarda é o fato do alimento ser muito nutritivo. Para você ter uma ideia, o condimento é rico em minerais como cálcio, magnésio, potássio e fósforo. A mostarda também possui vitaminas essenciais, especialmente vitaminas do complexo B e vitaminas C e E.

Além disso, a mostarda ainda é fonte de proteínas, fibras, carboidratos e gorduras que fazem bem ao organismo, como os ácidos graxos insaturados.

2. Tem substâncias que favorecem os ossos

A mostarda possui uma boa quantidade de cálcio e magnésio, substâncias que são associadas à saúde óssea. Por sua vez, quando os ossos estão saudáveis o risco de desenvolver doenças como osteoporose, por exemplo, é bem menor.

Afinal, tanto o cálcio quanto o magnésio são fundamentais para a formação dos ossos e manutenção da integridade do esqueleto.

3. Fonte de antioxidantes

Outro item que faz parte da lista de benefícios da mostarda é a presença de antioxidantes. Essas substâncias atuam de forma a proteger o organismo contra doenças e a combater os efeitos causados pelo envelhecimento.

A vitamina C é responsável por melhorar o sistema imunológico. Já a vitamina E possui uma potencial ação protetora no coração e auxilia na prevenção de certos tipos doenças inflamatórias.

4. Pode ter propriedade anticâncer

De acordo com algumas pesquisas, como a publicada no G1, a mostarda tem um composto que pode ter propriedades anticâncer. É essa mesma substância que dá o sabor forte desse alimento, muito semelhante à raiz-forte e ao wasabi.

Embora esse seja um dos mais marcantes benefícios da mostarda, lembre-se de que os estudos ainda não são conclusivos e doenças como câncer devem ser tratadas com um médico especialista no assunto.

5. Fácil de encontrar

Por fim, a mostarda é um tipo de alimento fácil de encontrar. Em geral, as folhas costumam ser vendidas nas feiras livres ou em hortifrútis. Já as sementes são mais facilmente encontradas em lojas especializadas em produtos naturais.

Entretanto, a maneira mais fácil de achá-la é na forma de condimento ou molho. A Mostarda Fugini, por exemplo, está disponível na maioria dos supermercados e até em lojas online.

Conheça receitas com mostarda


Agora que você já conhece alguns dos benefícios da mostarda, vamos mostrar como utilizá-la nas receitas e incluir no cardápio do dia a dia.

Em primeiro lugar, ela pode ser usada como tempero para salada e, inclusive, serve como uma ótima substituta para o sal. Uma sugestão é adicionar uma colher de sobremesa de mostarda misturada com algumas gotas de limão em um mix de folhas verdes.

A mostarda também fica excelente em sanduíches, como um Hot Dog Divertido, feito com Mostarda Fugini Sachê Bico e outros condimentos da linha de produtos Fugini. As Salsichas Bovinas ao Molho de Mostarda Fugini é outra opção de receita saborosa, ideal para um jantar ou almoço de família.

Além disso, a mostarda é um dos principais itens do tradicional Strogonoff de Frango ao Molho Branco Fugini, um prato delicioso e muito fácil de fazer.

Certamente, com todos esses benefícios da mostarda, motivos não faltam para você aproveitá-la mais na alimentação, certo? Agora, se quiser ficar por dentro de mais dicas como essa, acompanhe as nossas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e YouTube!


Nossas marcas:
Fugini
Amendocrem