Como fazer macarrão de panela de pressão com molho

Quer fazer aquele macarrão de panela de pressão delicioso e ainda aprender algumas receitas de molhos incríveis? Confira nosso artigo!

O macarrão de panela de pressão é uma ótima opção para quem tem uma rotina apertada e pouco tempo para se dedicar ao preparo de refeições. Esse é um prato bastante prático e fica pronto em apenas em poucos minutos! Sim, é bem rápido mesmo!
Bastante econômica, a receita ainda é ideal para pessoas que têm pouca habilidade na cozinha. Ou seja, falta de conhecimento culinário não será um empecilho. Quer saber como prepará-la? Veja a seguir!

Macarrão de panela de pressão: ingredientes


O primeiro passo para fazer o macarrão de panela de pressão é separar os ingredientes necessários. A dica é utilizar uma massa grano duro, pois ela tem mais glúten e proteína, o que ajudará a não desmanchar.
Também é possível usar a massa do tipo comum, mas o tempo de cozimento na panela de pressão será menor, por volta de 3 minutos, como explicaremos mais adiante.

Com relação ao formato, os mais indicados são o fusilli (conhecido como parafuso), penne, rigatoni (na forma de tubo), orecchiette (parece uma orelha pequenininha), farfalle (o famoso “gravatinha”) ou caracol.
Depois de escolher o seu tipo favorito, você precisará dos seguintes itens:

  • 200 gramas do macarrão escolhido;
  • ½ xícara de água;
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • 1 cebola picada;
  • 2 dentes de alho picados;
  • salsinha e orégano;
  • sal e pimenta-do-reino a gosto.

Essa é a lista básica, independentemente do tipo de molho que usar. A seguir, confira o modo de preparo com o tradicional molho de carne e outras opções deliciosas.

Macarrão de panela de pressão: modo de preparo

Veja agora como preparar seu macarrão de panela de pressão:

1 - Coloque 1 colher de sopa de azeite na panela de pressão e leve ao fogo.

2 - Acrescente 200 gramas de carne moída e misture até dourar.

3- Em seguida, coloque a cebola e o alho e mexa até refogar todos os ingredientes.

4 - Depois, tempere com sal, pimenta-do-reino, salsinha e orégano.

5 - Acrescente à mistura 1 xícara de Molho de Tomate Bolonhesa Fugini e 3 colheres cheias de sopa de requeijão.

6 - Mexa bem e, por fim, adicione as 200 gramas de massa e ½ xícara de água.

7 - Feito isso, feche a panela de pressão e quando começar a apitar cozinhe por 4 minutos. Se o macarrão for do tipo comum, o tempo é de 3 minutos. Fique atento nesse momento, pois é bem rápido. Como sugestão, cronometre em um relógio ou no próprio celular.

É fundamental respeitar o tempo de cozimento para que o macarrão de panela de pressão não dissolva e tudo vire uma sopa! Os minutos já passaram? Então, desligue o fogo, espere o vapor sair e estará pronto. Na hora de servir, salpique queijo ralado por cima e, se desejar, folhas de manjericão.

5 opções de molho para seu macarrão de panela de pressão



Um bom molho é o que garantirá o sabor especial de seu macarrão de panela de pressão, então, pense bem em sua escolha!


Além do molho bolonhesa, dá para fazer o macarrão na panela de pressão com outros tipos, conforme a sua preferência. Tem opções vegetarianas, para os fãs de queijo e até uma versão fit para quem gosta de uma refeição leve e saudável. Veja quais são elas abaixo.

1. Molho de tomate


O macarrão de panela de pressão mais tradicional leva molho de tomate. Você não precisa prepará-lo pois ele já está pronto. Use o Molho de Tomate Premium Fugini em vez do bolonhesa. Adicione temperos de sua preferência.
Siga as demais etapas e, quando for servir, pode substituir o queijo por castanha-do-pará ralada e, dessa forma, você terá um prato vegetariano.

2. Molho mediterrâneo

Use o Molho Especial Mediterrâneo Fugini.Ele já tem em sua composição azeitonas verdes e pretas, além de manjericão. Os demais passos da receita de macarrão não mudam.

3. Molho fit

Essa opção deixa o macarrão de panela de pressão mais leve e saudável. Troque o molho bolonhesa pelo Molho de Tomate Zero Fugini. O valor energético dele é baixo, com 27 kcal em 60 gramas, o que dá mais ou menos 3 colheres de sopa, e na sua composição não há açúcar adicionado.

4. Molho cheddar

Fica babando no famoso macarrão com queijo, mas não sabe como preparar? Faça na panela de pressão também! Para isso, troque a carne e o molho de tomate da receita inicial pelo Molho Cheddar Fugini e 200 gramas de queijo muçarela em cubos.
Se quiser dar um toque mais saudável na receita, coloque 1 xícara de abóbora picada, pois combina muito bem com essa receita.

5. Molho Strogonoff

Se você curte o tradicional estrogonofe, vai adorar esse macarrão de panela de pressão. Siga todo o passo a passo da receita inicial, inclusive acrescentando a carne moída, mas troque o molho bolonhesa pelo Molho Strogonoff Fugini. Sirva com Batata Palha Tradicional Fugini por cima para acompanhar.

Agora que você já sabe como preparar um macarrão de panela de pressão supimpa, faça a receita e conte para a gente qual foi o molho que você utilizou!


Conheça nossos produtos!


Nossas marcas:
Fugini
Amendocrem