Como fazer tapioca e 6 recheios diferentes

Saber como fazer tapioca pode salvar nossa vida na correria do dia a dia. Quer aprender isso e alguns recheios deliciosos? Leia nosso artigo!

Prato tipicamente brasileiro, a tapioca é uma excelente opção para quem gosta de receitas práticas e saudáveis. Além de ser rápida, ela não tem glúten e proporciona saciedade. Quer descobrir como fazer tapioca de forma que ela fique macia e saborosa?
Então, acompanhe a seguir e aprenda também 7 tipos diferentes de recheio para deixar a sua tapioca ainda mais gostosa!

Como fazer tapioca?

Se você procurar na internet, encontrará diversas receitas de como fazer tapioca. Aliás, até mesmo algumas marcas indicam o modo de preparo. No entanto, é necessário seguir algumas dicas para que ela fique leve e fofinha.
Em primeiro lugar, a farinha certa para fazer tapioca é a hidratada. Dependendo da região, ela pode ser encontrada com o nome de goma fresca de mandioca, goma hidratada de tapioca, massa pronta de tapioca, entre outros.
Uma segunda dica é não seguir as instruções da embalagem, pois, de modo geral elas recomendam muita farinha, o que pode deixar a tapioca pesada e bastante calórica.
Dito isso, veja agora como fazer tapioca:

- unte com 1 colher de chá de azeite uma frigideira média;
- retire o excesso de óleo com um papel toalha;
- coloque 2 colheres de sopa cheias de tapioca em uma peneira;
- com a frigideira ainda fria, passe a tapioca na peneira e polvilhe a superfície da panela;
- leve ao fogo médio e contorne as laterais com uma colher ou espátula para que desgrude mais facilmente da frigideira.

Após seguir esses passos, você pode virar a tapioca para aquecer o outro lado ou já acrescentar o recheio em apenas uma das metades — assim ficará mais fácil fechá-la como um sanduíche.

Aprenda 6 recheios diferentes para tapioca

Depois de aprender como fazer tapioca, o próximo passo é preparar o recheio. Afinal, é ele que dará um sabor todo especial para o prato. De fato, você pode escolher a opção que preferir, tanto doce quanto salgada.
A seguir, confira 7 sugestões deliciosas, práticas e fáceis de preparar:

1. Frango desfiado com milho

Para fazer esse recheio, refogue meia cebola, 1 tomate picado e o frango desfiado em uma colher de sopa de azeite. Coloque também salsinha, sal e pimenta a gosto. Leve a mistura para uma vasilha e acrescente 1 lata de Milho Crocante Fugini. Mexa bem até que todos os ingredientes fiquem bem incorporados.
Depois, basta seguir o passo a passo de como fazer tapioca e acrescentar o frango com milho. Como sobrará recheio, você pode congelar ou armazenar em um pote com tampa na geladeira por cerca de 5 dias.

2. Queijo com tomate, orégano e azeitona Fugini

Essa é uma ótima opção de recheio de para quem é vegetariano. Para prepará-lo, forre um dos lados da tapioca com meio tomate cortado em cubos e salpique orégano, sal e pimenta por cima.
Em seguida, coloque duas fatias de queijo muçarela e adicione duas colheres de sopa de Azeitonas Verdes Fatiadas Fugini. Pelo fato das azeitonas já estarem cortadas, isso facilita muito o preparo, especialmente para quem tem pouco tempo durante o dia para cozinhar.
O último passo é fechar a tapioca com a outra parte sem recheio e aquecer na frigideira sob fogo baixo até o queijo derreter. Feito isso, é só saboreá-la!

3. Cogumelos com shoyu


Fonte da imagem: https://www.sitemercado.com.br/bommix/limeira-bommix-jardim-aquarius-av-maria-thereza-s-de-barros-ca...

Além de saber como fazer tapioca, aprender alguns recheios diferentes ajuda a não cair na rotina na hora da refeição.

Quer dar um toque mais oriental ao recheio da tapioca? Então, aqueça uma panela pequena 1 colher de azeite e refogue o champignon fatiado da Fugini. Tempere com sal e pimenta e, se quiser, pode colocar cebolinha picada, pois combina muito bem.
Em seguida, adicione 2 colheres de sopa de Molho Shoyu Fugini e deixe cozinhar por 5 minutos. Por fim, distribua os cogumelos com shoyu na tapioca.

4. Goiabada com queijo

Nada mais tradicional do que goiabada com queijo, não é mesmo? Sem dúvidas, é uma saborosa mistura de doce com salgado.
Assim que finalizar a etapa inicial de como fazer tapioca, adicione 2 fatias de queijo e 2 fatias de Goiabada Tradicional Fugini. Cozinhe por mais alguns minutos até o queijo derreter. Fica delicioso e é uma ótima sugestão de sobremesa fácil e rápida.

5. Amendocrem, Pasta de Amendoim ou Avelacrem

Outro recheio doce pode ser feito com pastas de amendoim ou avelã. Com a tapioca ainda na frigideira, acrescente uma colher de sopa de Amendocrem ou Avelãcrem.
O primeiro fica ótimo com rodelas de banana; já o segundo é fitness, indicado para pessoas que buscam uma alimentação mais voltada à prática de exercícios! Já o segundo combina muito bem com morangos.
Uma boa ideia é consumi-los na hora do café da manhã, no meio da tarde, na hora do treino ou até mesmo quando bater aquela vontade de comer um docinho.

6. Geleia de morango

Após seguir as instruções de como fazer tapioca, você poderá usá-la para substituir o pão francês na hora do café da manhã.
Dessa forma, vale a pena colocar os recheios tradicionais para o pãozinho, como ovos, manteiga, queijo branco ou uma deliciosa Geleia de Morango Fugini.

Agora que você já sabe como fazer tapioca, compartilhe essa receita nas redes sociais e mostre para seus amigos os seus dotes culinários!


Conheça nossos produtos!


Nossas marcas:
Fugini
Amendocrem