Cuidados Ambientais: Fertirrigação

Que nós somos uma empresa amiga do meio ambiente você já sabe. Agora vamos detalhar um pouquinho de uma de nossas atitudes mais importantes para um futuro mais verde.

Você sabia que as águas residuais de nossas duas fábricas são responsáveis por fertirrigar uma plantação de mais de 50 hectares de eucaliptos?

Pois é, como a água que utilizamos no processo de higienização dos nossos equipamentos e das matérias primas agrícolas (tomate in natura) não possui produto químico, ela automaticamente é direcionada dos setores produtivos por tubulações subterrâneas para as estações de tratamentos de efluentes (ETE), onde temos cinco lagoas para cuidar desta água.

Na primeira lagoa, a água residual recebe um tratamento anaeróbico, ou seja, ela fica ainda mais limpa. A segunda, terceira e quarta lagoa são para polimentos (consideradas facultativas). Já a quinta e última lagoa distribui os efluentes através do sistema de aspersores na área de fertirrigação (plantação de eucaliptos).

Em Monte Alto-SP, nossa unidade de tratamento da água fica pertinho da fábrica, apenas 800m de distância em umas das áreas rurais da cidade. Já em Cristalina-GO, esse processo não sai nem de dentro da empresa.

Os eucaliptos são uma cultura que precisam muito da água para se devolver. Dados referentes a taxas de transpiração diária de um pé ao redor do mundo mostram variações estacionais desde 0,2 a 7,7 mm/dia, o que corresponderia valores diários oscilando entre 1,2 e 46,2 litros de água por árvore.

Vale ressaltar que os nossos eucaliptos ainda contam com monitoramento de solo para que a água nunca seja despejada em excesso, podendo causar uma saturação no mesmo.


Nossas marcas:
Fugini
Amendocrem