6 receitas sem glúten e lactose saborosas e fáceis de fazer

É possível preparar receitas sem glúten e lactose simples e que agradem o paladar de todos, confira mais aqui

Receitas sem glúten e lactose são ótimas soluções tanto para pessoas que têm intolerância ao consumo de alimentos com essas duas substâncias, quanto para aqueles que desejam evitá-las. Porém, o que exatamente significam os termos glúten e lactose e por qual motivo retirá-los da alimentação?

De fato, a lactose é um composto presente no leite e seus derivados, mas nem todos conseguem digeri-la. Quando isso acontece, é indicado evitar ou cortar a ingestão de produtos feitos com leite. O mesmo ocorre com o glúten, substância encontrada especialmente no trigo, cevada e centeio.

Se esse for o seu caso ou se deseja apenas reduzir esses componentes no cardápio do dia a dia, confira a seguir 6 receitas sem glúten e lactose deliciosas e bem práticas!

1. Sorvete de banana com mel


Em geral, a maioria dos sorvetes são feitos com leite. Porém, essa é uma das receitas sem glúten e lactose ideal para quem tem intolerância, mas adora a sobremesa gelada! Veja o que é necessário para prepará-la e como fazê-la!

Ingredientes

Modo de preparo

Em primeiro lugar, certifique-se de que a banana está bem madura e congelada. Depois, coloque-as no liquidificador ou processador junto com a Pasta de Amendoim com Mel Fugini e as raspas da laranja.

Sirva o sorvete em potinhos individuais, com algumas folhas de hortelã. Se preferir, transfira para uma vasilha maior e deixe no congelador por aproximadamente 1 hora. Assim, o sorvete ficará mais consistente antes de servir.

2. Biscoitinho de pasta de amendoim

Biscoitinho de pasta de amendoim também faz parte da lista de receitas sem glúten e lactose, pois é feita sem leite ou farinha. A seguir, saiba como prepará-la!

Ingredientes

  • 4 colheres de sopa de Pasta de Amendoim Integral Fugini;
  • 1 xícara de amendoim triturado;
  • ½ xícara de açúcar mascavo ou de sua preferência;
  • 2 ovos;
  • 1 colher de sobremesa de fermento em pó.

Modo de preparo

Em uma vasilha, misture todos os ingredientes com uma colher e, depois, amasse até formar uma massa consistente. Feito isso, faça bolinhas com as mãos e achate-as para dar o formato de biscoitinhos.

Coloque todos os biscoitos em uma assadeira e leve ao forno médio por cerca de 15 minutos. Se quiser que eles fiquem mais crocantes, basta deixá-los com uma espessura mais fina.

3. Panqueca de aveia com geleia


Se você gosta de panqueca doce, vale muito a pena experimentar essa versão. Aveia e banana são os ingredientes básicos de mais uma das incríveis receitas sem glúten e lactose. A grande vantagem é que dá para fazê-la sem gastar muito tempo na cozinha. Confira!

Ingredientes

  • 1 xícara de farinha de aveia integral;
  • 1 banana madura;
  • 1 ovo;
  • canela em pó e geleia a gosto.

Modo de preparo

Com o auxílio de um garfo, amasse a banana e misture com os ovos, a canela e a farinha de aveia integral. Em seguida, aqueça uma frigideira antiaderente ou use um fio de óleo de coco para untá-la.

Acomode a massa na frigideira em um formato arredondado e asse as panquecas. Como sugestão, sirva com Geleia de Goiaba Fugini, Geleia de Uva Fugini ou Geleia de Morango Fugini. Afinal, elas são feitas a partir de receitas sem glúten e lactose.

4. Bolo de chocolate com grão-de-bico

Receitas sem glúten e lactose podem ser muito saborosas, como esse bolo de chocolate feito com um ingrediente bem inusitado: o grão-de-bico!

Será que dá certo mesmo? Siga o passo a passo e comprove!

Ingredientes

  • 200 g de Grão-de-Bico Crocante Fugini;
  • 4 ovos;
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco;
  • 1 xícara de açúcar;
  • 100 g de chocolate meio amargo derretido;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó;
  • raspas de chocolate amargo para decorar.

Modo de preparo

No liquidificador ou processador, bata o Grão-de-Bico Crocante Fugini com os ovos, o óleo de coco e o açúcar, até formar um creme bem homogêneo e sem a presença dos grãos.

Depois, acrescente o fermento em pó e o chocolate meio amargo derretido. Misture todos os ingredientes muito bem e transfira a massa para uma forma de pão untada com óleo de coco e cacau em pó. Asse no forno pré-aquecido a 180°C por 50 minutos e, ainda quente, decore com as raspas de chocolate meio amargo.

5. Yakissoba de vegetais


Que tal preparar um jantar rápido e fácil? Aposte nessa que é uma das receitas sem glúten e lactose para toda a família saborear. Veja o passo a passo!

Ingredientes

  • 1 sachê de Molho Yakissoba Fugini;
  • 1 xícara de cenoura em rodelas finas;
  • 1 xícara de brócolis;
  • 1 xícara de repolho roxo;
  • 1 cebola;
  • azeite, sal, amendoim torrado e cebolinha a gosto;
  • 1 pacote de macarrão de arroz, também conhecido como bifun.

Modo de preparo

Em uma frigideira ou panela wok, refogue a cenoura, o brócolis, o repolho-roxo e a cebola no azeite, até que eles fiquem macios. Se precisar, acrescente um pouco de água durante o processo.

Enquanto isso, ferva 1 litro de água para cozinhar o bifun, macarrão de arroz que geralmente é utilizado em receitas sem glúten e lactose. Deixe cozinhá-lo por no máximo 2 minutos e adicione aos legumes.

Por fim, acrescente o Molho de Yakissoba Fugini e deixe por mais 5 minutos no fogo médio para apurar o sabor.

Na hora de servir, você pode salpicar alguns grãos de amendoim torrado e cebolinha picada.

6. Tapioca com recheio de legumes

A tapioca é um ótimo prato para substituir o pão francês com manteiga do café da manhã. Acompanhe abaixo e veja como preparar essa receita!

Ingredientes

Modo de preparo

Para começar, peneire a tapioca sobre uma frigideira, cobrindo todo o fundo da panela. Feito isso, leve-a para o fogo médio até que as bordas desgrudem. Acrescente a Seleta de Legumes em Conserva Fugini e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

Sem dúvidas, essa é uma das receitas sem glúten e lactose perfeita para o café da manhã ou mesmo um lanche entre as refeições. O prato proporciona a energia necessária para que você possa cumprir suas tarefas do dia a dia.


Gostou de aprender como a preparar receitas sem glúten e lactose? Agora, aproveite para testá-las na sua casa e compartilhar as nossas sugestões para os seus amigos no Facebook!


Nossas marcas:
Fugini
Amendocrem